"Pauta na Mesa" é um bate-bola sobre distribuição alternativa de produtos audiovisuais. Internet, camelô, televisão, salas de exibição; com o aumento da democratização da produção, qualquer um pode produzir... e exibir!


.:sexta-feira, 26 de setembro de 2008:.

Vai encarar?

A democratização da informação, do conhecimento e da comunicação é debate recorrente no meio acadêmico - não por menos, uma vez que as novas tecnologias propiciam inúmeras formas de acessar, de produzir e de veicular conteúdos.

Tomando sempre como horizonte que é a partir de uma produção de conhecimento mais transversal (que una as produções acadêmicas às produções em geral) que conseguiremos quebrar as barreiras dos engessados e hierárquicos modelos de ensino, de produção, de distribuição etc, é que levantamos a questão: “Será que é realmente possível produzir e veicular conteúdos sem a mídia convencional?”

Neste contexto, as redes sociais colaborativas e as novas tecnologias tomam importância imensurável ao democratizar os diferentes níveis de produção.

O evento vem como uma edição piloto de uma seqüência maior de debates, que têm como principal foco discutir a questão das mídias livres nos processos de criação. Em pauta para este primeiro evento está a distribuição, que é uma questão de suma importância para os jovens produtores de audiovisual.

Trata-se de um projeto inovador em sua linguagem, que tenta se utilizar de uma infra-estrutura existente no campus da Praia Vermelha, muitas vezes sub-utilizada e restrita aos estudantes. Assim, vemos a necessidade de abrir o debate a estudantes e profissionais oriundos de outros lugares e escolas. Faz-se hoje altamente necessária a transferência de conhecimentos, vivências, experiências e tecnologias. Esta é nossa proposta, que se adequa aos princípios da Escola de Comunicação – hoje também um Pontão de Cultura do Ministério da Educação.

O Evento vem também inaugurar um novo centro de colaborativismo e interação dentro da Escola de Comunicação: a Incubadora de Projetos da CPM.

Contamos com a presença de todos!



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

. Cacau Amaral,
do CINECUFA, é cineasta da baixada fluimense, um dos prinpais expoentes do cineclube Mate com Angu, em Caxias, e do festival de cinema CineCufa.


. Cavi Borges,
da CaVídeo, é grande expoente na retomada do cineclubismo carioca. Hoje divide seu tempo na locadora, na produção e na direção de vídeos.


. Ivana Bentes,
da UFRJ, é teórica do audiovisual, apresentadora do programa Curta Brasil, na TV BRASIL, e árdua defensora da mídia livre. É também diretora da Escola de Comunicação.


. Sr. Noir,
do FIZ.TV, é o personagem por trás do site/canal FIZ.TV, que tem a proposta de ser produzido e programado pelo usuário. Alternativa de finanças para os novos produtores! ;)


. Wilson Wanderley,
da banda pornobrega "Os Wanderleys" é também um dos responsáveis pela 'gravadora' / projeto "Música para Meia Dúzia".


..........................................

MEDIADORES:
  • VITOR ALLI
  • ALINE MELO


..........................................


..........................................

> APOIO: